Trabalhos
1 - Resumo Montar e analisar o circuito de polarização na configuração emissor comum com divisor de tensão na base e o circuito amplificador de tensão, analisando e calculando os resultados de amplificação de tensão.
2 – Metodologia Montamos o primeiro circuito conforme representação abaixo no protoboard, este circuito também é conhecido como circuito de polarização do transistor com divisor de tensão na base. Ligamos a fonte CC em 15V com os resistores e o transformador dispostos conforme figura e efetuamos todas as medições solicitadas utilizando o multímetro e o osciloscópio. Iniciamos a montagem do segundo circuito, desta vez o circuito amplificador de tensão em emissor comum com divisor de tensão na base, efetuando as medições primeiramente com o capacitor e depois sem este, analisando o ganho de tensão que temos quando este componente está acoplado ou não ao circuito.
3 – Procedimentos Experimentais 3.1 - Equipamentos Utilizados
1 multímetro digital;
Fonte DC regulável;
Gerador de funções;
1 transistor BC548;
Capacitores 2x1µF e 47 µF;
Resistor de 22kΩ, 3,9kΩ, 150 Ω, 2,2kΩ e 560Ω;
Osciloscópio de dois canais;
Matriz de contatos
4.1 – Circuitos de polarização do transistor com divisor de tensão na base.
a) Meça os valores das resistências e o ganho do transistor. Monte o circuito da figura abaixo. Ajuste a tensão da fonte em 15V.
Rb1: 3,92 kΩ.
Rb2: 21,6 kΩ.
Rc: 568Ω.
Re: 156,8Ω. βCC: 239.
b) Meça as tensões e as correntes indicadas na tabela abaixo.
Tensões
VCE= 8 V
VBE= 0,68 V
Correntes
IC= 9,61 mA
IB= 0,03 mA
IE= 9,06 mA
4.2 - Circuito amplificador de tensão em emissor comum com divisor de tensão na base.
a) Monte o circuito da figura abaixo.
b) Analise as formas de onda das tensões de entrada e no resistor de carga com o osciloscópio. Meça a amplitude dessas tensões e o ângulo de defasagem entre elas.
VPe= 1,5 V VPs= 120 mV