Oi, estou te convidando
Salmos 46
Refúgio é um onde estamos completamente seguros de qualquer ataque, e assim sendo, temos liberdade para viver. Deus representa o refúgio mais seguro e intransponível do universo. E como deve ser a atitude de quem tem seu refúgio no Senhor? Como devemos agir para desfrutarmos dessa dádiva celestial.
1. Este salmo é o primeiro de um grupo de três poemas que tem um tema em comum.
Deus é exaltado e adorado por ter conduzido seu povo através de uma grande crise militar, que ameaçara tornar-se uma calamidade nacional.
Este salmo compara-se com o maravilhoso livramento de Jerusalém, da ameaça de Moabe e Amom nos dias do rei Josafá. Onde uma grande multidão veio para lutar contra o povo de Deus, e Josafá com medo apelou para o povo buscar ao Senhor e juntamente com o povo fez uma súplica ao Deus poderoso pedindo socorro.
O Criador lhes respondeu que não deveriam temer pois a peleja não era deles e sim do Senhor. Assim sendo, no meio da nação brotou uma adoração que era fruto do sofrimento, e em meio a esse louvor Deus operou um milagre, com os seus anjos confundiu os inimigos que acabaram se matando. Com isso os hebreus viram na prática Deus sendo o seu refúgio bem presente na hora da tribulação.
Muitos dizem que o grande reformador Lutero, quando passava por lutas ferrenhas consequentes da reforma protestante, inspirado no Salmo 46 compôs o famoso hino Castelo Forte é nosso Deus. Vejamos pelo menos três lições que este belo salmo pode nos ensinar?
2. Não Precisamos Ter Medo - Versículo 2
2.1. O Medo Natural
Todos os seres humanos estão sujeitos ao sentimento de medo. Este em si não é o mal. Ele tem grande valos como elemento regulador e preventivo. Pois ele nos tira de situações perigosas se não tivéssemos medo provavelmente não hesitaríamos em realizar.
2.2. O Medo Circunstancial
Com frequência o medo está associado ao sentimento de culpa. Temos a consciência de que fizemos algo errado digno de punição e isso poderá recair