Trabalhos
A febre é uma resposta fisiológica do organismo e é caracterizada por um aumento da temperatura corporal.
A temperatura usual do corpo varia, em geral, entre 36°C e 37,2°C.
Em caso de infecção, inflamação ou de certas doenças a temperatura corporal pode aumentar acima do valor considerado normal, isto é uma reação de defesa do organismo contra os agressores.
Fala-se de febre a partir da temperatura de 37,5 ° C, considerando mais ou menos (±) 0,4°C de variabilidade individual da temperatura corporal e também de possíveis alterações ao longo do dia (mais baixa durante a manhã, mais elevada à noite).
Esta variação é devido à produção de cortisol, um hormônio secretado especialmente nas primeiras horas da manhã, que tem atividade antiinflamatória potente e, assim, reduz a temperatura do corpo, por exemplo após uma infecção.
A temperatura corporal também depende de outros fatores como atividade física, a digestão ou o ciclo menstrual em mulheres.
A febre é realmente um sintoma e não uma doença. Em geral, no entanto, a febre está associada com outros sintomas (dor de cabeça, dor...). Em muitos casos a febre é um mecanismo de defesa do corpo, aumentando a temperatura corporal para evitar a proliferação de microorganismos que podem então causar uma infecção. É por isso que é importante utilizar antipiréticos quando a febre é alta (acima de 38,5°C) porque a febre tem sua própria razão de ser no nível fisiológico.
Definição hipotermia
Hipotermia ,,,, Hipo = baixo , termia = temperatura .. temperatura baixa pode ser de varios motivos ..A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35ºC), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32ºC, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27ºC. No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores à 14ºC.
A hipotermia pode ser classificada em três