ao decorrer
A nobreza tinha seu estilo diferenciado de todos. Ate que os burgueses começaram a imita-los, mas exigiam de seus costureiros a produção um pouco diferente para que não fosse confundido com os nobres.
No ano de 1850 com a invenção das maquinas de costuras, os tecidos diminuiu seu valor, no qual, na Idade Média além dos tecidos ter alto custos, existia leis que restringiam os tecidos e as cores para a população de baixa renda, diminuindo seu valor, ate os mais humildes puderam comprar roupas melhores. Mas as mulheres continuavam a ter que usar roupas sob medida, por isso surgiu à alta costura, onde os estilistas faziam novas tendências.
A moda antes se atualizava a cada década, nos anos 50 as mulheres usavam luvas, maquiagens básicas; nos anos 60, usavam vestidos de bolinhas, maquiagens com delineador preto na pálpebra com estilo de “gatinho”; anos 70 as mulheres começaram a lutar pelos seus direitos e apostaram em brincos e colares grandes e coloridos; anos 80, foi a moda do rock, assim se teve a moda mais puxada ao preto e a moda de hoje está voltada para todas as outras já citadas, as mulheres estão ligadas ao colorido, ao rock’n roll, as várias formas de penteados, roupas mais altas, dentre outros.
Enfim, podemos dizer que com o passar do tempo à moda se atualiza com menos tempo, pois cada ano é uma diferente, mostrada por novela, filmes, revistas. Mas devemos ressaltar que não está só para as mulheres, mas também para os homens, pois hoje, temos quase 50% de estilistas do sexo masculino, e que em muitas das vezes estão mais entendidos de que algumas estilistas mulheres, por que quando eles escolhem esse ramo, são bem mais detalhistas.