HP-UX
O objetivo de todos os sistemas operacionais é mais ou menos o mesmo: controlar as atividades e recursos de um computador, interpretando os comandos do usuário e traduzindo-os em ações dirigidas a alguma parte do computador. Para efetuar esses controles, o sistema operacional é composto por um conjunto de programas, arquivos, utilitários, tabelas, etc.
HP-UX
O sistema operacional HP-UX v1.0 foi lançado 1986 pela empresa Hewlett-Packard (HP), como sendo uma variação do sistema Unix baseado no System V. O HP-UX foi desenvolvido com uma união entre AT&T, UCB e recursos da HP.
O Unix System V, normalmente abreviado como SysV (e usualmente pronunciado - apesar de raramente escrito - como "System Five"), é uma das primeiras versões comerciais do sistema operacional Unix. Foi originalmente desenvolvido pela American Telephone & Telegraph (AT&T) e lançado pela primeira vez em 1983.
É um sistema próprio para servidores, possui alta disponibilidade e flexibilidade de gestão de segurança. O HP-UX é um sistema operacional modular, que cresce à medida das necessidades do usuário, isto é o Unix permite acrescentar ou remover partes para adapta-los às necessidades especificas do usuário.
Características do HP-UX:
Multitarefa - Permite a execução simultânea de diferentes tarefas (processos).
Ambiente Interativo - Permite o dialogo entre o processo em execução e o usuário.
Segurança - Os dados são protegidos por senhas do usuário ou por flags de proteção atribuídos aos arquivos. é um sistema operacional comercial UNIX altamente seguro que proporciona o fortalecimento que seu “e-business” precisa para prevenção contra ataques de hacker.
Multiusuário - Permite que mais de um usuário utilize o computador simultaneamente. Mais de um terminal pode ser conectado ao computador e os usuários de todos os terminais podem executar programas, acessar arquivos, imprimir dados, de uma só vez. O HP-UX gerencia as varias solicitações que os usuários fazem ao