Projeto
6.2.3.1 PROJETO 1: Oficina de Psicologia – Contos de Fadas
Este é um projeto que tem como objetivo maior o fortalecimento da área da Psicologia Escolar na Escola Despertar através de um espaço onde as questões mais subjetivas possam ser desenvolvidas por meio dos Contos de Fadas. Além disso, esse projeto faz um resgate aos clássicos da literatura, hoje em dia não tão trabalhados.
Objetiva-se que as crianças possam criar um espaço simbólico, para lidar com as angústias que muitas vezes permeiam o ambiente escolar, tais como conflitos familiares e relações com novos objetos – seus colegas -, queimplicam na exploração do novo, na construção do eu e na visualização mais concreta da alteridade. A fantasia facilita a compreensão das crianças, pois se aproxima mais da maneira como vêem o mundo, já que ainda são incapazes de compreender respostas realistas.
“Os contos de fada são ímpares, não só como uma forma de leitura, mas como obras de arte integralmente compreensíveis pela criança como nenhuma outra forma de arte o é. Como sucede com toda grande arte, o significado mais profundo do conto de fadas será diferente para cada pessoa, e diferente para a mesma pessoa em vários momentos de sua vida. A criança extrairá significados diferentes do mesmo conto de fadas, dependendo de seus interesses e necessidades do momento. Tendo oportunidade, voltará ao mesmo conto quando estiver pronta a ampliar os velhos significados ou substituí-los por novo.” (BETTELHEIM 2007, p. 20-21)
Clientela: todos os níveis escolares.
Metodologia: Este será um projeto realizado em parceria entre os estagiários de psicologia (abarcará todas as turmas, e não apenas as que cada um acompanha), psicólogas e professoras da escola. Será criado um espaço para o qual as crianças possam se dirigir e entrarem em um ambiente onde a imaginação possa facilmente permear seus conflitos e angústias conscientes/inconscientes.
Neste espaço, contaremos as crianças os contos de fadas mais