trabalhos
Os nossos Estudos de Mercado podem ajudá-lo a definir:
A sua estratégia de marketing;
A acção comercial da sua empresa;
As melhores ferramentas de negociação;
O seu posicionamento face à sua concorrência e/ou sector de actividade.
Rácios
Autonomia financeira
Endividamento/debt equity
Endividamento – Mede se uma empresa é muito ou pouco endividada, ou seja, se usa muito ou pouco capital de terceiros onerosos.
Quanto mais elevado, maior a vulnerabilidade da empresa
Endividamento = (Passivo / Ativo) x 100 Sendo
Passivo – corresponde a soma do passivo circulante e do passivo não circulante (de longo prazo) da empresa. Para as empresas que possuem um quantidade significativa de desconto de duplicatas, do lado do ativo, este valor deverá ser somado ao passivo.
Ativo – refere-se ao total do ativo da empresa. Nas empresas com desconto de duplicatas expressivo, este valor deverá ser considerado no passivo, pois trata-se de um empréstimo com garantia.
Unidade de Medida – O endividamento está expresso em percentagem. Assim, falamos que uma empresa possui 40% de endividamento, significando que o passivo representa 40% do ativo da empresa.
Intervalo da medida – A rigor o endividamento pode ser superior a 100%, quando a empresa possui passivo a descoberto (ou seja, patrimônio líquido negativo). O normal é que o índice esteja entre 0 e 100%, sendo que quando maior o índice maior o nível de endividamento.
Como calcular – Os valores do índice são encontrados no balanço patrimonial das empresas.
A figura a seguir foi retirada do balanço da Braskem, obtido aqui. Os valores estão expressos em reais mil. O passivo corresponde a soma do circulante e do não circulante:
Passivo = 6629 975 + 15 640 221 = 22 270 196
O denominador é o ativo, que corresponde a 32 054 milhões de reais. Assim, o endividamento