Trabalhos
Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios, além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc.
No começo, principalmente se a pessoa é sedentária, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Deve-se alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico.
O alongamento proporciona:
Redução de tensões musculares;
Relaxamento;
Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis; Aumento do arco de maleabilidade;
Prevenção de lesões;
Facilita atividades de desgaste, como por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
Ativa a circulação;
Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Como deve ser feito o alongamento?
Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões.
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
Devem-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao