trabalhos
R= Melhor acabamento, maior resistência à pressão do metal líquido, maior estabilidade dimensional e maior dureza.
Explicar por que é necessário prever sobre metal nos projetos das peças a serem fundidas.
R= Serve para prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça.
Discutir a necessidade de alimentadores nos moldes de fundição.
R= Servem como um reservatório de metal para assegurar que toda a peça será preenchida durante a solidificação. Normalmente são colocado sem zonas de maior espessura (últimas a solidificar).
Porque se usam machos na fundição de peças?
R= Por que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.
Em que casos a fundição por centrifugação é usada?
R= Um dos exemplos mais conhecidos de utilização do processo corresponde à fabricação de tubos de ferro fundido para linhas de suprimento de água.
Qual a diferença entre molde de areia e molde permanente?
R= O molde de areia pode ser destruída após a sua utilização; O molde permanente e que não é necessário produzir um novo molde a cada peça que se vai fundir. A vida útil de um molde metálico permite a fundição de até 100 mil peças.
Quais são os efeitos que o fenômeno da contração, durante a solidificação, pode causar em peças fundidas?
R= ocasiona uma diminuição geral das dimensões da peça solidificada. Além dessa conseqüência (vazio ou rechupe) a contração verificada na solidificação pode também ocasionar : aparecimento de trincas a quente e aparecimento de tensões residuais, e podem ser eliminadas pelo tratamento térmico de "alívio de tensões".