Globoalização
A globalização é um fenômeno sócio-político econômico, que permeia todas as classes de poder. Este se encontra presente nas mais diversas esferas (econômica, política, social, ambiental, religiosa e cultural) afetando constantemente o desenvolvimento da sociedade.
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
O Brasil passou ao longo das últimas décadas por um aumento significativo no grau de globalização. Sendo lamentável a situação de como o fenômeno atingiu a população, tendo este, se manifestado através de suas vias mais perversas. Tornando-se uma sociedade egoísta.
1 O AUTOR: MILTON SANTOS
Milton Santos, foi um grande Geógrafo, nasceu no interior da Bahia em maio de 1926. Toda a sua obra era relativamente dedicada à geografia, onde realizou inúmeros trabalhos em busca de uma geografia moderna. Milton não era só um Geógrafo, mais também um profissional da educação mostrando como professor todo seu trabalho e dedicação para fenômenos diferentes que ele acreditava. Trabalhou como professor em diversas universidades, onde foi premiado muitas vezes pelas obras que realizou.
Posteriormente Milton formou-se em direito no ano de 1948, quando passou a escrever livros que foram diversos, sempre defendendo a Globalização e seu pensamento. O professor faleceu em junho de 2001 vitima do câncer, na capital paulista.
2. POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
Devemos considerar a