trabalhos
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
EXPERIMENTO 7 e 8 – DETERMINAÇÃO DA PERCA DE CARGA PELO ATRITO.
Prof: Wilson Marques
Acadêmicos: Gabriel Costa, Rainan H. Queiroz, Danillo Cintra, Lupercio Henrique, Saul Felipe, Augusto Hilário, Rafael Machado, Hugo Vinicius.
GOIÂNIA 2014
SUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO
2) OBJETIVOS
3) PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4) RESULTADOS
5) CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A medida da perda de carga nos dois tubos (rugoso e liso) é feita com base na diferença de pressão detectada em um trecho do tubo por um manômetro diferencial. Além da pressão, outras duas variáveis também foram mensuradas, sendo elas o diferença de pressão e a perda de carga total.
Primeiramente, a bomba é acionada e a válvula aberta, permitindo o escoamento da água pelos tubos. O escoamento gera uma diferença de pressão no manômetro diferencial, e o valor da pressão é registrado para o tubo rugoso. A seguir, mantendo-se a mesma vazão, é feito a mesma coisa para o tubo liso. Podemos perceber que a vazão será a mesma de ambos os tubos, o que mudara será a pressão por causa da diferença de atrito dentro do tubo, pois naturalmente dentro do tubo há o atrito nas paredes dele, então a pressão no rugoso vai ser menor por causa da rugosidade que diminui a pressão da agua.
RESULTADOS
CONCLUSÃO
Concluímos com esse trabalho a verificação da perca de carga pelo atrito de um tubo liso e de um tubo rugoso. Ao decorrer do trecho do tubo liso foi observada a diminuição de pressão no mesmo, resultado da forte influencia das paredes, dissipando a energia devido ao atrito, em comparação com o tubo rugoso, existe uma grande perda de pressão, por causa da rugosidade que existe dentro do tubo, fazendo com que tenha uma maior dissipação de energia devido ao atrito dessa rugosidade. Essa dissipação de energia