Trabalhos
Colégio Estadual João Gonçalves Filho Data de entrega: 27/02/14
Disciplina: Tópicos de Biologia
Professora: Amanda Soares
Aluna: Juliana Soares Dourado. Nº 10 Ano: 3º “B”
Tópicos de Biologia
Bioengenharia
Bioengenharia
A bioengenharia é considerada uma ciência que adapta equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos em seres vivos. É uma área de conhecimento interdisciplinar apoiada na Medicina, Biologia, Fisioterapia, Matemática, Física, Química e na própria Engenharia.
Visa oferecer sustento e suporte à vida, por meio da construção de órgãos artificiais, instrumentos médicos e biomateriais. A bioengenharia se expande conforme o aumento por equipamentos para a saúde de pacientes.
Essa ciência abriu campo para novas teorias físicas e matemáticas para compreender melhor os fenômenos biológicos dos organismos. A bioengenharia também é uma ótima oportunidade para profissionais das Ciências Exatas, Biológicas e Biomédica.
A Engenharia Biomédica desenvolve dispositivos, softwares e instrumentações em tratamentos e pesquisas. A Bioengenharia desenvolve modelos quantitativos de fenômenos biológicos, como por exemplo, protótipos que dão assistência à circulação sanguínea.
No Brasil, a bioengenharia atua mais em hospitais, em laboratórios de análises clínicas e na indústria que produz para a instrumentação hospitalar, biológica e na área da engenharia biológica. Esta indústria aparelha os hospitais com centros cirúrgicos com toda aparelhagem avançada e dispositivos que substituem por um tempo ou permanentemente um órgão.
Equipamentos e áreas de influência da bioengenharia
Exemplo clássico do uso de equipamentos, dispositivos e sistemas de bioengenharia é a aparelhagem utilizada em hospitais, nos Centros Cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva em