Exame Fisico Gestante
1) São procedimentos rotineiros utilizados para a palpação do abdome a partir da 24semana para diagnostico, a situação, posição e apresentação fetal, totalizando quatro manobras de Leopold.
A primeira manobra determina a altura do fundo do útero e sua relação com a idade gestacional de acordo com pontos referenciais abdominais ( sínfise púbica, rebordo costal e cicatriz umbilical). E importante lembrar que o útero é palpável a partir do 3 mes.
16 semanas: distancia entre o púbis e umbigo
6 meses: cicatriz umbilical
7 meses: entre umbigo e apêndice xifoide
9 meses: rebordo costal
A segunda manobra identifica situação e posição fetal
A terceira manobra identifica a apresentação fetal e sua altura em relação o estreito superior da pelve, bem como seu grau de flexão e deflexão (so avaliado em apresentações cefálicas)
Quatta manobra confirma apresentação fetal e sua altura
2) Apresentação, posição e situação fetais fazem parte da estática fetal, ou seja, como o feto se posiciona na cavidade uterina, sendo importante determina-la no terceiro trimestre
Situaçao: relação que guarda o maior eixo fetal com o maior eixo uterino (canal cervical, corpo uterino). Pode ser longitudinal, transversal ou obliqua.
Posicao fetal: se a situação é longitudinal ou obliqua, a posição é direita ou esquerda, de acordo com a posição do dorso fetal em relação ao corpo da mae. Se a situação e transversal, as posições possíveis sao anterior e posterior. Auxilia na ausculta dos BF e permite saber para onde rodar o polo cefálico apos sua expulsão.
Apresentaçao: é a relação entre o polo fetal e o estreito e o estreito superior da bacia óssea materna. Situacao longitudinal ou obliqua: apresentação cefálica ou pélvica. Situacao transversal: apresentação acromica
3) A inspeção do abdome na gravida permite verificar se sua forma, regularidade e crescimento estão de acordo com idade gestacional
4) Sabe-se que