fichamento PCN - Língua Inglesa
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, as mudanças qualitativas do ensino-aprendizagem indicam uma sistematização nos processos como, por exemplo, pesquisar, analisar, sintetizar informações de modo que o aluno participe do mundo social, em conjunto com a cidadania, o trabalho e a continuidade dos estudos. Objetivar as competências do ensino-aprendizagem sem uma organização da linguagem e um trabalho sistematizado é uma tarefa árdua.
A linguagem é a capacidade de comunicação, do fazer sentido, ela permeia o conhecimento e as formas de conhecer, produto e produção cultural, nascida pela prática social. Nos sistemas da linguagem, podemos separá-la como verbal ou não-verbal, a estrutura simbólica da comunicação gestual ou visual, assim como a da verbal, constituem um sistema arbitrário de sentido. As relações comunicativas em uso são geralmente transformadas e padronizadas. No ato da fala, fazemos uso da competência verbal de utilizar a linguagem. O caráter diálogo das linguagens demonstra algo muito além da comunicação superficial e instantânea. Toda linguagem tem seus significados e contextualiza-se em visões de mundo diferentes.
É necessário compreender e usar os sistemas simbólicos de diferentes linguagens para organizar a realidade pela construção de significados. A compreensão dos diferentes significados contribuem pra formação do aluno em geral, dando ele o poder de escolher transformar esse significado ou mantê-lo.
É necessário também analisar e aplicar os recursos da linguagem, relacionando o texto com o contexto. Comparar os recursos expressivos de cada manifestação da linguagem facilita aos alunos diferenciar e inter-relacioná-los. No ensino, a análise da origem dos gêneros textuais e do texto em si, permite abordar as escolhas estilísticas, ou seja, o caráter intertextual e intratextual. O importante é que os alunos saiba diferenciar e estudar as especificidades, sem perder a visão