Trabalhos
Somos nós mesmos, o bem e o mal fazem parte do ser humano, somos nós que criamos aquilo que chamamos de bem ou mal.
O que é o mal está dentro de cada um de nos, do mesmo jeito que o bem a responsabilidade pelo mal somos nós mesmos. Nós e nossos “demônios interiores”.
O bem é uma qualidade positiva, uma projeção de amor, que manifesta bondade na vida das pessoas, que produz as melhores conseqüências na vida das pessoas e que conduz o bem estar.
O mal já é o oposto de tudo isso, e a desvalorização, o negativo da vida. Ah vários tipos de mal, como o mal moral e cruel, que seres humanos provocam sofrimento a outros seres humanos por uma razão qualquer. Ah também o mal natural, como terremotos, doença e fome, o mal natural tem causas naturais, e ainda pode se tornar pior em função da falta de cuidado das pessoas ao meio ambiente. Conversei com uns amigos entre adolescentes, jovens e adultos, vi que cada um tem sua opinião, mas tudo tem sentido entre eles.
Adolescente: O mal é um sentimento absurdo que surge a partir de ocasiões ou já vem de genética, tipo é uma coisa ruim que prejudica em muito a convivência entre as pessoas ele piora o ambiente em que estão.
Jovem: O contrario do bem. A oposição. Aquilo que te impede de realizar sonhos. Algo, que na visão ética realista, corrompe quem estiver por perto. Do simples para o todo, um pequeno gesto de matar uma formiga já é algo que gera a maldade. Ou seja, todos somos mal’s.
Mas, em si, mal é mal e bem é bem. Se você tiver uma visão abrangente do mundo conseguira ver que estas duas coisas sempre estão em oposição.
Adulto: A origem do mal se dá nas fraquezas humanas como: orgulho, ambição, vaidade, egoísmo e a inveja. Os homems por não se conhecerem se deixam levar por essas tendências e o resultado é a falta de ordem, desejos ilimitados, excessos de todos os gêneros, falta de respeito e ingratidão.
Conforme Sócrates “Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria