Trabalhos
Área 1 - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, de Produção, Elétrica, Controle e Automação, Turma 04 5ELEI-MT3
Entregue ao professor Osvaldo Rocha da disciplina Eletricidade e Magnetismo
Resumo: A experiência consiste em descrever o funcionamento das linhas de campo equipotenciais, através de um recipiente liquido e condutor, onde será mantida uma ddp entre dois eletrodos imerso na água. O objetivo é visualizar as linhas de campo de acordo com a aproximação ou afastamento de eletrodos. As condições sob qual é feita o experimento interfere no resultado final.
I. Introdução
Com a experiência de Faraday sobre as linhas de força, tem-se que o potencial elétrico tem um valor preciso para cada linha de campo existente no experimento. Essas linhas representadas na Fig. 1. pela cor azul, tem valores elevados quando aproximado do eletrodo de 1v (esfera esquerda Fig. 1.) e valores pequenos quando aproximado do eletrodo de 4v (esfera direita Fig. 1.). As superfícies equipotenciais que estão no mesmo potencial é semelhante a geometria do eletrodo, tendo direção e sentido onde as linhas de campo possuem uma tendência ortogonal às linhas equipotenciais. O campo elétrico está relacionado com o potencial de acordo com a função ΔV= E.d ou Ε=ΔV ⁄ d.
ΔV É a DDP (v)
E Campo elétrico (N/C)
D Distância entre dois equipotenciais (m)
(HALLIDAY, David 1916 – Fundamentos da física, volume 3: eletromagnetismo. 8ª Ed.).
Fig. 1. Relação da indução magnética em função do campo magnetizante.
II. Experimento
Materiais Utilizados: - Cuba de Acrílico - Fonte de tensão (6v)
- 2 Eletrodos Circulares - 2 Folhas de papel
- 2 Eletrodos tipo Placa Milimetrado.
- Voltímetro - Anel de cobre
- 2 Cabos de Banana - Solução eletrolítica
Tinha-se sobre a mesa uma cuba de vidro com água e embaixo