trabalhos
As Religiões abraâmicas são as religiões monoteístas que são reconhecidas em Abraão e uma dessas divisões tem a religião comparada, junto com as religiões indianas e as religiões da Ásia Oriental. As três principais religiões abraâmicas são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
- O judaísmo é considerado como a religião dos descendentes de Jacó, que tem como o livro sagrado a Bíblia Hebraica e tem uma visão estritamente unitária de Deus.
- O cristianismo deu início como uma “seita do judaísmo” e evoluiu para uma religião separada que é a Igreja Cristã com crenças e práticas dissemelhantes. E como figura central tem Jesus e a Bíblia Cristã que tem poder de autoridade máxima como a Sagrada Tradição, dentro dela tem algumas denominações apostólicas; o protestantismo, o catolicismo romano e a ortodoxia oriental.
- O islamismo tem o Alcorão como autoridade máxima na sua religião, pois seus seguidores são os mulçumanos e seus ensinamentos e práticas vieram do profeta Maomé.
Esse conjunto de religiões têm certas semelhanças, pois todas são monoteístas e, tem Deus como uma figura única do criador, porém apresentam diferentes funções e significados. O judaísmo tem algumas denominações que são; ortodoxos, conservadores e reformistas. O islã tem dois ramos principais; sunitas e xiitas. O cristianismo tem já três ramos; católicos, ortodoxos e protestantes. Como o islamismo se espalhou na África, na Ásia e na península ibérica:
O islamismo surgiu em 610 E.C. com termo islam que vem da palavra "Salama" que é a submissão voluntária à vontade de Deus. Seus seguidores são chamados de muçulmanos (aqueles que são submissos a Deus).
Quando o profeta Maomé migrou para a cidade de Madina iniciou-se o calendário muçulmano e após um tempo Bagdá se tornou a capital do mundo islâmico. Os muçulmanos conquistaram a Espanha em 749 e o islamismo começou a se espalhar pela África, Ásia, Bálcãs e sudeste da Europa