trabalhos
Trabalho de Biologia
PIRAMIDES
Professora: Michele Rosa
Nomes: Caroline Fernandes,
William de Moura
Turma: 2311
São Leopoldo 06 de dezembro de 2013.
Introdução:
Neste trabalho analisaremos as seguintes pirâmides: pirâmides ecológicas, pirâmides de número, pirâmides de biomassa e massa, e pirâmides de energia. Analisaremos suas importâncias e funções, veremos como e pelo que são formadas e representadas. Esperamos esclarecer qualquer dúvida entre essas pirâmides e mostrar a diferença entre estas.
Pirâmide Ecológica:
As pirâmides ecológicas são representações do fluxo de matéria e energia no ambiente. Cada uma delas é constituída por uma série de degraus ou retângulos superpostos, representando os diversos níveis tráficos da cadeia alimentar. Existem três tipos de pirâmides ecológicas: de número, de biomassa e de energia.
Pirâmide de números:
A pirâmide de números indica a quantidade de organismos que há em cada nível trófico. Dependendo do ecossistema, a pirâmide de números poderá ter o seu ápice voltado para cima (pirâmide direta) ou voltado para baixo (pirâmide invertida).
Quando em um ecossistema são necessários muitos produtores para alimentar poucos gafanhotos, que servirão de alimento para um número menor ainda de pássaros, utilizamos a pirâmide com o ápice para cima.
A pirâmide com o ápice para baixo será utilizada quando, em uma floresta, uma pequena quantidade de árvores sustentar um grande número de besouros, que são comidos por um número menor de pássaros.
Podemos analisar nas seguintes imagens a diferença entre pirâmides com a ápice para cima e com a ápice para baixo:
Pirâmide direta (ápice para cima)
Pirâmide inversa (ápice para baixo)
Pirâmide de massa e biomassa:
A pirâmide de biomassa é construída a partir da avaliação das biomassas nos níveis tróficos de uma cadeia.