TRABALHOS
O conceito da Educação Ambiental tem tido uma notável evolução de significado ao longo dos tempos. Se no seu início assumia um caráter naturalista, atualmente preocupa-se com o equilíbrio entre o meio natural e a intervenção humana, com vista á construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento sustentável. Assim a Educação Ambiental deve ser vista como um instrumento fundamental para um processo de consciencialização e explicitação de valores, mentalidades e atitudes de modo de criar um reconhecimento profundo e duradouro dos problemas associados com as questões ambientais.
É um processo contínua onde os conhecimentos, competências e motivações conduzem a um sentido de participação e empenhamento capazes de contribuir para a resolução dos graves e complexos problemas (desequilíbrios ambientais, esgotamento de recursos) de um mundo em rápida transformação, no sentido de defender, preservar e melhorar a qualidade ambiental.
Visão Antropocêntrica
O antropocentrismo aplica nas relações existentes entre o homem (anthropos) e o Universo assumindo o Homem a uma dominação sobre a natureza. Esta perspectiva ambientalista caracteriza-se por uma visão instrumental da Natureza, cujos recursos servem para ser explorados pelo Homem.
A ética antropocêntrica, defendida por Kant, que orientou e deu base para as doutrinas posteriores, estuda o comportamento social do homem entre si, levando-o a condição de espécie superior pela razão, perde campo para uma nova visão: a visão ecocêntrica.
Visão Ecocêntrica
O ecocentrismo, por sua vez, assume o ecossistema como objeto primordial, em que os seres humanos fazem parte de um sistema mais complexo, surgindo a necessidade, de se repensar a postura do homem para além das relações com os seres vivos, devendo estender-se também a outros elementos, tais como o solo, a