eletrica
MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Pedro de Oliveira Lopes Silva
Orientador: Prof. Celso Ferreira
RESUMO
O objetivo deste é o de analisar alguns aspectos e procedimentos relacionados com a manutenção preventiva de equipamentos elétricos. Uma vez alcançado o objetivo da manutenção elétrica, que é, manter sob controle todas as paradas dos equipamentos, de forma que estas não prejudiquem a produção desejada, podemos concluir que sua importância residem uma maior garantia de cumprimentos dos prazos contratuais assumidos e um aumentos considerável da vida útil destes equipamentos e, conseqüentemente, um custo menor para o produto final.
Introdução
A manutenção preventiva de qualquer equipamento elétrico, pode ser considerada como um dos ramos da técnica que mais evolui na atualidade, pois se constitui em uma poderosa ferramenta para garantir o funcionamento continuo das instalações responsáveis pelo suprimento e aproveitamento de energia elétrica.
A avaliação precisa dos custos envolvidos em qualquer tipo de interrupção de processo, principalmente, quando se trabalha com conceitos estatísticos, sem sombra de dúvida, resulta na necessidade de implantação de programas de manutenção preventiva.
Neste caso, os objetivos principais são adequar a cada intervalo de tempo, as condições da instalação e seus equipamentos a um novo período ininterrupto de funcionamento. Isto permite reduzir os custos dos problemas intempestivos, que eventualmente ocorram durante os períodos de operação normal.
Observe-se que executar a manutenção preventiva de um equipamento não implica necessariamente na abertura, desmonte e remonte, nem ensaio do mesmo, mas na realização de uma série de procedimentos padrão. Estes, por sua vez, devem se basear nas características técnicas e operativas, normalmente,