Trabalhos
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo abordar o tema aprendizagem organizacional, apresentar sua importância dentro do ambiente organizacional e também, a importância para o indivíduo.
Grandes equipes são organizações que aprendem conjuntos de indivíduos que aprimoram, constantemente, sua capacidade de criar, e a verdadeira aprendizagem “está intimamente relacionada com o que significa ser humano”, segundo Senge, 1990, p.22.
Desta forma, grandes equipes são organizações que aprendem a desenvolver novas habilidades e capacidades, que nos levam as nossas percepções e sensibilidades que, por sua vez, revolucionam crenças e opiniões.
As organizações que aprendem já foram inventadas, porém, ainda não são fáceis de se reproduzirem, não sendo ainda, uma inovação.
Conceito
Pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, da maneira direita ou indireta, na parte interna ou externa da empresa.
Todavia, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, sendo através dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e quantidade de experiências.
Diante do exposto, a Aprendizagem Organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, a qual permite que as organizações criem seus próprios modelos de gestão, tendo em vista o resultado que ela deseja alcançar.
Como se dá a Aprendizagem Organizacional
Existem sete elementos que compõem a aprendizagem organizacional, os quais são extremamente importantes, uma vez que, a mistura destes conhecimentos é o que possibilita que os profissionais consigam se desenvolver efetivamente.
Os setes elementos são:
1 – Experiências do Profissional: Com base nas experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos e criar estratégias para evitar que estes erros persistam futuramente.
2 – Aprendizagem Cultural: A