Trabalhos
Introdução
Analisar uma marca em meio a uma forte turbulência no mercado em que ela está inserida pode ser muito complicado; afinal, é sempre difícil isolar os problemas do mercado das questões internas da empresa. Entretanto, é interessante compreender como a marca foi construída e como ela conseguiu tornar-se, em tão pouco tempo, uma marca sólida. Isso pode ajudar a vislumbrar as estratégias para enfrentar as crises mais difíceis.
O caso relata a construção da marca Gol: o histórico da formação da empresa e a escolha do nome da marca, com ênfase no posicionamento da marca e na estratégia de comunicação. A escolha de um modelo de negócios inovador no Brasil e a consistência do posicionamento e da comunicação da marca foram cruciais para o sucesso da empresa.
A Gol é um exemplo de empreendedorismo, de investimento em construção de marca e de adoção de estratégia de comunicação do tipo “360 graus”, ou seja, lida com diversos públicos em diversos momentos.
Histórico da empresa
A Gol Transportes Aéreos Limitada iniciou suas operações em 15 de janeiro de 2001, com um vôo inaugural entre Brasília e São Paulo. O grupo Áurea, criador da empresa, iniciou suas atividades em 1949, em Minas Gerais, e hoje é o maior grupo de transporte rodoviário brasileiro, com faturamento superior a um bilhão de reais. Constantino de Oliveira, mais conhecido como “Seu Nenê”, já tinha intenção de dar continuidade à sua empresa no ramo de transporte de passageiros e pareceu natural transitar do transporte rodoviário para o transporte aéreo.
Em um primeiro momento, os gestores analisaram algumas oportunidades no mercado de aviação civil, cogitando na possibilidade de adquirir empresas já existentes.
Entretanto, nenhuma se revelou um negócio atraente, principalmente em razão do alto nível de endividamento. Nesse ínterim, foram se destacando no cenário mundial as empresas que adotam o modelo de negócios “baixo custo,