trabalhos
A religião romana era politeísta (eles acreditam, mas de um deus). Esses deuses eram antropomórficos, ou seja, eram representados com forma humana e possuíam caraterística de humanos. O estado romano defendia uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes diferentes.
Muitos deuses de religião conquistada também foram acrescentados aos cultos romanos. Os cidadãos, por sua vez, buscavam proteção nos espíritos domésticos, chamados lares, e nos espíritos dos antepassados, aos quais rendiam cultos dentro de casa.
Os vários aspectos da sua vida privada e publica estavam fortemente relacionadas com os vários deuses que adoravam. Em homenagem aos seus deuses os romanos realizavam festas, jogos e diversos outras cerimónias.
Os deuses romanos
Os deuses eram de tipo antropomórfico (têm semelhanças com seres humanos, nos seus defeitos, nas suas qualidades, nas suas atitudes e na sua forma física).
Os deuses romanos resultaram de uma adaptação da mitologia grega, com alteração dos nomes e de poucas características. Exemplos deuses e suas funções:
Templos importantes
Panteão, vesta e Évora.
Cultos
Culto ao imperador: o imperador era visto como um deus (Augustus).
Culto público: nos templos das cidades, que eram dirigidos por sacerdotes, os romanos cultuavam aos deuses públicos.
Cultos domésticos ou familiares: era dirigido pelo paterfamilias. No eram horados vários espíritos:- lares, - penates, -manes.
Cristianismo
Com imperador Constantino, através do edito de Milão concedeu liberdade de culto aos cristãos. Em 380, imperador Teodósio reconheceu o Cristianismo como religião oficial do império.
Como antes os romanos perseguiam a religião crista pelo motivo que eles não acertavam adoração a, mas de um deus eles os perseguiam por longa época. Agora acontecer ao contrario os cristã perseguiam aqueles que eram politeístas.