Isolamento de mitocondrias
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
ISOLAMENTO DE MITOCÔNDRIAS
CURSO: Bioquímica Bacharelado
DISCIPLINA: Laboratório de Metabolismo
DOCENTE: Prof. Msc. Lilian Britis Shimada
ACADÊMICOS: Daiane Amaral Bedin RA: 58014
MARINGÁ 2013
INTRODUÇÃO
1. Mitocôndrias
As mitocôndrias foram as primeiras organelas isoladas em preparações livres de outras membranas celulares e, por este motivo, têm sido utilizadas como modelo experimental em estudos sobre a biogênese, aspectos estruturais e funcionais das membranas biológicas. Por serem responsáveis pela maior parte da energia gerada pelas células eucarióticas estas organelas desempenham papel fundamental na sobrevivência celular.
As mitocôndrias são organelas que na maior parte das células animais dominam o cenário intracelular em número total por células, mais do que qualquer outra organela. Essas podem ser encontradas em quase todas as células eucariotas, sendo a sua principal função a produção de energia. Desse modo, a mitocôndria desempenha um papel central na bioenergética dos organismos, dado que mais de 90% da energia utilizada pela célula eucariota é obtida da fosforilação oxidativa associada à membrana interna mitocondrial.
Estruturalmente estas organelas são constituídas por duas membranas e dois compartimentos por elas limitados. A membrana mitocondrial externa, permeável à água e solutos de baixo peso molecular, juntamente com a membrana mitocondrial interna, delimita o espaço intermembranas. O segundo compartimento que está envolto pela membrana mitocondrial interna, formando invaginações ou cristas mitocondriais, é a matriz mitocondrial, espaço no qual está presente as enzimas do Ciclo do Ácido cítrico, exceto a succinato desidrogenase, enzimas da oxidação de aminoácidos, enzimas da β-oxidação de ácidos graxos, e algumas enzimas responsáveis pelo metabolismo da glicose, entre outras. A