trabalhos
ADAPTAÇÃO AS AULAS DE NATAÇÃO E A LUDICIDADE
É muito importante que o professor de Natação para crianças ou iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água.
Trabalhando natação com crianças, podemos enfatizar o lúdico como forma de tornar o esporte uma brincadeira natural para elas, que na verdade é um trabalho sério para os professores, com objetivos traçados por eles, usando como ferramenta o lúdico para atingir suas metas. Dessa forma as crianças entram na fantasia e aprendem brincando.
A atividade lúdica caracteriza-se por ser espontânea, funcional e satisfatória, ou seja, é uma forma de se trabalhar as funções vitais do ser humano, dando-lhe prazer em realizar tarefas e possibilitando a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e realidade, de ressignificação e percepção, momentos de auto conhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida e o que é melhor, tudo vivenciado de forma espontânea e prazerosa, Claro que, guiado por um bom professor, que tenha como características, sensibilidade, atitude, percepção e amor pelo que faz.
De acordo com Vygtsky (apud Guttieres,2003) é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Segundo o autor, a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.
Na natação, características como afetividade, empenho e engajamento (envolvimento na tarefa) podem ser notadas. A relação do professor com o aluno, principalmente em crianças pequenas, é de grande importância,