Trabalhos
DEMANDA, OFERTA E
EQUILÍBRIO DE
MERCADO
5.1 Introdução
5.1.1 Breve histórico: o início da evolução do estudo da teoria microeconômica foi com a análise da demanda de bens e serviços. Utilidade: grau de satisfação do consumidor com os bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado.
Teoria do valor-utilidade: contrapõe-se à teoria do valortrabalho, pressupondo que o valor de um bem se forma por sua demanda, sendo portanto subjetiva e leva em conta que o valor nasce da relação do homem com os objetos.
Visão utilitarista: prepondera a soberania do consumidor.
Valor de uso: consumidor. utilidade
que
o
produto
representa
Valor de troca: se forma pelo preço do mercado.
ao
5.1.2 Utilidade total e utilidade marginal
Utilidade total: tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.
Utilidade marginal: é a satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem. É decrescente, pois o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade. Ex: Paradoxo da água e do diamante.
5.2 Demanda de mercado
5.2.1 Conceito: quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. 5.2.2 Relação entre quantidade procurada e preço do bem: a lei geral da demanda
Lei geral da demanda: relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem, que pode ser expressa pela curva ou escala de procura, revelando as preferências dos consumidores.
Qd=f(P)
Qd= quantidade procurada de determinado bem ou serviço, num dado período de tempo
P= preço do bem ou serviço.
Efeitos que causam a queda da quantidade demandada: efeito substituição; efeito renda.
5.2.3 Outras variáveis que afetam a demanda de um bem renda dos consumidores: bem normal, bens inferiores, bens superiores e bens de consumo saciado. preços de outros bens e serviços: bens substitutos ou concorrentes e bens complementares. hábitos e