Trabalhos
O texto resenhado foi feito por um simples cidadão muribequense. Nilo de Oliveira, um torneiro mecânico e atual presidente do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos do estado de Sergipe, conhecido como “Nilo Metalúrgico”.
O presente texto tem como objetivo mostrar a história e os aspectos de Muribeca, desde sua fundação até a data da publicação do mesmo, tendo como referências o testemenunho popular, destacando os aspectos os aspectos demográficos, sociais, econômicos, financeiros e culturais. O autor tem como conceito a história integrada por considerar que permite uma melhor concepção ao leitor.
O livro está dividido por temas, começando pela história do município de depois destacando por partes históricos políticos, a demografia, os aspectos financeiros e econômicos, entre outros relacionados a cidade, temas muito bem distribuídos em 80 páginas com linguagem clara e objetiva acessível à todos os leitores.
A história de Muribeca é destacada de forma clara e sutil pelo autor, dando a perceber a paixão do mesmo pelo município tendo o cuidado de não deixar de lado nenhuma característica da cidade de fora, destacando no livro até mesmo a data que a câmara municipal lhe concedeu o título de cidadão muribequense. Apesar da história de Muribeca ser curta e com poucas referências o autor vai além e consegue mostrar fatos pouco antes conhecido. Como no trecho:
“Pela lei estadual de município 942 de 8 de outubro de 1926, foi criado o município de termo judiciário de Muribeca[...]”(pag.10) E continua: “A vila de Muribeca é elevada a categoria de cidade por força da disposição do decreto-lei estadual número 69 de 28 de março de 1938.”(pag. 10 e 11)
Apesar da história do município ser compacta, o autor abrange todos os aspectos do município de forma clara e objetiva, e com palavras acessíveis a todos os leitores.
Recomendável para todos, por sua atemporalidade e por ser uma das poucas