trabalhos
O presente projeto, intitulado ‘’alfabetização em casa’’, surge do compromisso de uma gestão municipal com política educacional vigente, que apresenta relevantes contribuições e premiações nacionais, validando a credibilidade num trabalho conjunto, sério e competente que se desenvolve no município de Castanhal.
De cunho interventivo, o projeto visa alfabetizar 900 pessoas do total de 21.022 analfabetos no município de Castanhal, no período de nove meses, que será implantado a partir do ano de 2012, subsidiado com recursos próprios e/ou convênios estabelecidos com a prefeitura Municipal de Castanhal, sob a coordenação da secretaria Municipal de Educação, através da coordenadoria e ensino. É um projeto que traz, para os gestores, a responsabilidade de ações eficazes para o combate ao analfabetismo no Brasil, porque visa não só o processo de alfabetização, mas o acesso e a permanência dos alfabetizados no ensino fundamental e médio disponíveis no município.
Acredita-se que só será possível atingir os objetivos com a participação de todos. Para tanto, a prefeitura municipal de Castanhal, através da secretaria municipal de educação estará desenvolvendo uma série de ações no sentido de oferecer à clientela em questão as condições necessárias para que o projeto tenha êxito.
Em especial temos orgulho de apresentar uma proposta que, pelo pioneirismo, assume a responsabilidade da inovação, um processo sócio-interativo e construtivo, pela compreensão da reciprocidade existente na relação entre os homens e dos seres humanos com o meio sócio-cultural.
I- Justificativa
Ao longo dos últimos séculos a taxa de analfabetismo vem declinando, bem como o conceito de alfabetização tornou-se mais ampliado, pois as bases teóricas que norteiam este processo fogem da mera aquisição da tecnologia do ato de ler e escrever, partindo para a compreensão leitora e competência comunicativa, elementos fundamentais para se compreender o mundo em que se vive.
A