Trabalhos
BRuna Thais
Daiane Soares
Flayer silva
Nicolly Silva
Caso Clinico
Osteoporose
Londrina
2013
Introdução
Paciente do gênero feminino com 52 anos de idade, arquiteta, realiza check up regularmente, pois é norma da empresa que trabalha. Está na menopausa há 3 anos, é tabagista (10 cigarros por dia), caminha duas vezes por semana, tem histórico familiar de osteoporose (avó materna).
Refere ter um quadro alérgico pulmonar, tendo que utilizar, de vez em quando, baixas doses de corticosteróides. O clínico geral solicitou os seguintes exames: cálcio, fósforo, fosfatase alcalina e hemograma, mostrando resultados com alterações de níveis para baixo, apenas no de cácio.
Em complementação o mesmo solicitou uma densitometria com resultados de t-score coluna -3,0 e t-score quadril -2,6.
Foi diagnosticado osteoporose e teve inicio o tratamento.
O médico optou por uma abordagem mais holística, tendo em vista que a paciente possuía boa saúde. Ele a encaminhou para a nutricionista para uma dieta rica em Cálcio e para um profissional de Educação Física para a prescrição de exercícios Físicos. É de suma importância que os três profissionais tenham uma boa comunicação e compartilhem seus prontuários para um tratamento mais efetivo da paciente.
Questão 1
Explique a Osteoporose dando um enfoque maior aos seguintes aspectos:
Etiologia
Fisiopatologia
Sintomatologia
Diagnóstico
Tratamento
Evolução da doença
A osteoporose é uma doença silenciosa, degenerativa e crônica, que ataca os ossos1. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua micro arquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos”2. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento3.
Descendentes