Trabalhos
Adriely Gomide Alves
1- Seita é o termo utilizado para designar um grupo de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Em muitos casos a palavra seita pode ter descrever uma divisão ocorrida no cristianismo. Com isso, como seita designa um conjunto de seguidores, pode ser que existam boa doutrinas e cristãos genuínos, porque o conceito de seita é ambíguo. Aquilo que hoje é considerado, seita amanhã pode ser tratado como uma corrente religiosa e vice-versa.
2- O grupo Heaven’s Gate (portão do céu) é considerado uma seita pelo fato de ser um grupo fechado e de cunho radical. Eles acreditam na vida extraterrestre e em 1997, 39 seguidores cometeram suicídio em massa porque acreditavam que dessa forma se libertariam de seus recipientes humanos e partiriam para viagem numa nave espacial.
Já o grupo Adventista não se considera seita pelo fato de ser aberta a qualquer individuo, no entanto possui características que a classifica como uma seita. Uma dessas características é se considerarem escolhidos e superiores aos demais evangélicos.
3- Religiosidade é uma qualidade que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para prosseguir a sua própria religião ou entregar-se às coisas sagradas. Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas baseada em livros sagrados. Com tudo, para se ter uma religiosidade precisa-se de uma religião e para se ter uma religião necessita-se de crenças, ou seja, uma ação de crer na verdade ou na possibilidade, ter uma convicção intima que se adota com fé. Já a seita é um grupo que ensina algo em que fará com que uma pessoa não seja salva caso ela não acredite no que é ensinado. Em contraste com uma religião, uma seita é um grupo que afirma se cristão, porém nega