biologia
Para intender o porquê e onde investir , o investidor deve analisar três aspectos básicos. O primeiro deles é o retorno do dinheiro investido. O retorno do investimento na bolsa de valores é ariscado porém pode haver um maior retorno em relação a investimentos de risco menor como a caderneta de poupança. Depois analisamos o prazo, para que haja um retorno considerável ao investidor o prazo deve ser no mínimo razoável, sendo o ideal a médio e longo prazo. E o ultimo aspecto básico é a proteção. Ao analisarmos estes itens podemos estimar a rentabilidade , liquidez e grau de risco de um determinado investimento. O investimento pode ser realizado em títulos de rendas fixas ou rendas variáveis. A renda fixa é aquela que se conhece previamente a forma de rendimento, o prazo de resgate podendo ser pós ou pré-fixado. A renda variável será definida de acordo com resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do título.
Ações
São títulos de rendas variáveis emitidos por uma sociedade anônima, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. Elas são conversíveis em dinheiro a qualquer momento, pela negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
Existem dois tipos de ações:
Ordinárias: Proporcionam participações nos resultados da empresa e conferem ao acionisa o direito de voto em assembleias gerais.
Preferências: Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente com percentual maior do que a as ações ordinárias) e reembolso de capital no caso da dissolução da sociedade.
Existem ações em duas formas. A primeira são cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termos em um livro próprio da sociedade emitente identificando o acionista chamada ação nominativa. A segunda denominada escriturais funcionam como uma