trabalhos
Acredito que sim, pois toda criança tem direito a educação independente de suas condições físicas ou limitações. A escola deve adequar-se as necessidades de seus alunos mudando toda sua estrutura para atender com dignidade e responsabilidade esses alunos.
Nossas autoridades deveriam oferecer aos profissionais cursos de capacitação e materiais didáticos para atender melhor a essas crianças tão especiais, que por sua vez são muito inteligentes.
A educação inclusiva deve ser constituída de trabalho coletivo com educadores de todas as instituições, tendo como meta a explicação dos mecanismos e estratégias necessárias a sua efetivação. Essa efetivação poderá se tornar real de fato quando houver reestruturação das instituições escolares favorecidas por políticas que garantam recursos humanos e materiais fazendo com que todos os envolvidos tomem consciência de que é possível construir saberes a partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos.
Da proteção para a emancipação, da tutela para a autonomia da separação para a inclusão, da segregação para a inserção da restrição para expansão, do estreitamento para a abertura da dissimulação para a informação, do preconceito para o esclarecimento da instituição para a reflexão, da sensibilidade para a razão. A inclusão não é um problema das crianças, porem um problema do nosso pensamento político- pedagógico de nossa tomada de consciência, de nossas atitudes, de nosso quadro de ser humano. Nós devemos considerar a não segregação de determinadas crianças como uma tarefa humana, educacional e sócio – política. A idéia da inclusão deve ser primeiramente aprimorada na cabeça dos educadores.