Biologia
2 - Longevidade, fecundidade e fidelidade de cópia.
3 –
(1) É uma fina película controladora da entrada e saída de materiais, permeabilidade seletiva, engloba partículas (endocitose) por fagocitose (partículas grandes) ou por pinocitose (partículas pequenas e gotículas).
(2) Reveste o exterior da membrana plasmática, é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.
(3) Recepção das proteínas produzidas no ergastoplasma, o papel é receber essas proteínas, “empacota-las” em vesículas de secreção e efetuar expulsão. Produção de muco em certas células e formação do acrossomo em espermatozoides.
(4) Tem como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.
(5) Lisossomos estão relacionados à digestão de partículas fagocitadas por certas células, assim como à destruição dos materiais celulares não utilizados, envelhecidos e que devem ser destruídos.
(6) Proteção do material genético e barreira física que limita a região reguladora do metabolismo, através do processo de transcrição.
(7) Oxidações celulares, Produção de ATP ( energia celular) das células animais, Cadeia transportadora de elétrons na membrana mitocondrial interna denominada de CADEIA RESPIRATÓRIA. (8) Regulador de pH intracelular, serve para armazenar substâncias, lugar onde realiza reações metabólicas celulares e realiza movimento celulares.
(9) Retículo endoplasmático liso ou agranular: Síntese de lipídeos, armazena íons cálcio nos músculos, desintoxicação no fígado.
Retículo endoplasmático rugoso