Trabalhos
5.2. O ESTÁGIO COMO PESQUISA E A PESQUISA NO ESTÁGIO:
A pesquisa no estágio é uma estratégia, um método, uma possibilidade de formação do estagiário como futuro professor.
A pesquisa no estágio, como método de formação de futuros professores, se traduz, de um lado, na mobilização de pesquisas que permitam a ampliação e análise dos contextos onde os estágios se realizam; por outro, e em especial, se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhes permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam.
ORIGENS AS DA PESQUISA NO ESTÁGIO:
O movimento de valorização da pesquisa no estágio no Brasil tem inicio nos anos de1990, a partir do questionamento que se fazia, sobre a indissociabilidade entre teoria e prática. Um profissional pensante, que vive num determinado espaço e num certo tempo histórico, capaz de vislumbrar o caráter coletivo e social de sua profissão (cf.Lima, 2001).
O QUE SIGNIFICA PROFESSOR REFLEXIVO?
Um movimento teórico de compreensão do trabalho.
QUAL O CONCEITO DE PROFESSOR PESQUISADOR?
Uma prática refletida, que os possibilita responder com situações novas às situações de incerteza e indefinição.
A proposta de epistemologia da prática, conforme Sacristán (1999,p.12), considera inseparáveis teoria e prática no plano da subjetividade do professor, pois sempre há um diálogo do conhecimento pessoal com a ação.
Ghedin (2002,p.129) diz que o horizonte da reflexão é a crítica como meio de redimensionar e ressignificar a prática.
Quais as decorrências da concepção de