Direcao no processo administrativo
PROCESSOS GERENCIAIS
LAURO CESAR CABANHA RA-350680
JUCELY DE F. CAMARGO ESCOBAR -RA399603
JHONATAN RA-398505
ARMIRIO THYZA RA-398495
YVERA MILENA
Planejamento estratégico segundo Chiavenato:
Chiavenato considera que o planejamento estratégico é projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo na busca de excelência.
Na prática, o planejamento estratégico visa reduzir os riscos e incertezas no processo de tomada de decisões estratégicas. Ele não proporciona alternativas exatas para se evitar os erros, mas auxilia a reduzir ao mínimo a possibilidade de acontecimentos indesejáveis.
A análise do ambiente é uma das bases para a elaboração da estratégia e compõe a análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa. Quanto mais instável e complexo for o ambiente, maior será a necessidade do enfoque sistêmico e do planejamento estratégico.
Os objetivos definem quais os resultados que a organização deseja alcançar e quando alcançá-los. Os objetivos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o administrador pretende atingir, e o planejamento estratégico é um instrumento para a empresa atingir seus objetivos.
Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e ao mesmo tempo relevantes e possuir um tempo para sua realização. Também é necessário que todos os indivíduos integrantes da organização estejam cientes e envolvidos no alcance dos objetivos empresariais de forma que a empresa consiga alcançar os propósitos do planejamento estratégico o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento das atividades da organização, possibilitando esta a definir as