Gestão ambiental
“Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.”
Partindo desse conceito, a adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados além de melhorar suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.
Nesta nova atualidade, gerir recursos naturais se tornou um desafio a mais, pois agora por trás da fabricação de um produto com marca X, existem varias outras empresas Y que lhe fornecem os produtos. E tendo em questão o que se chama a transparência da empresa com a sociedade e meio ambiente, que entrou no foco do consumidor como um diferencial. Para isso a empresa deve cuidar de vários quesitos, seja ele a fabricação ou prestação de serviços, que neste novo processo deve ser avaliado se o que esta sendo ofertado corresponde a selos e medidas de segurança de grandes empresas do setor, como selos ISO ou certificações, como a Madeira Legal e o MDF (Medim-density fiberboard).
Levando em consideração a expansão do setor moveleiro no Brasil, -mais precisamente a produção de Chapas de MDF para fabricação de móveis - as empresas responsáveis pela produção, desencadeiam ações de forma explicita na organização visando à sustentabilidade do negocio sob a ótica econômica, social e ambiental, a partir de um modelo de Gestão Ambiental e políticas ambientais implementadas, um exemplo a ser seguido.
Porém, na atual conjuntura, esta questão só tem validade para empresas que fabricam o MDF, as pequenas marcenarias