Trabalhos
CURSO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE ANO:2012
PROFESSOR(A): JOÃO LAUNÉ PEREIRA
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
LAÍS KAREN LIMA SOUSA
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
BARRA DO CORDA/MA
NOVEMBRO/2012
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade concebem o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes. Os princípios são , às normas, fundamentando e justificando a ação, enquanto aquelas a dirigem na prática. Eles refletem o estágio em que se encontra a Ciência da Contabilidade, isto é, a essência dos conhecimentos, doutrinas e teorias que contam com o respaldo da maioria dos estudiosos da Contabilidade.
Em termos de conteúdo, os princípios dizem respeito à caracterização da Entidade e do Patrimônio, à avaliação dos componentes deste e ao reconhecimento das mutações e dos seus efeitos diante do Patrimônio Líquido. Como os princípios alcançam o patrimônio na sua globalidade, sua observância nos procedimentos aplicados resultará automaticamente em informações de utilidade para decisões sobre situações concretas.
Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes: O da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, da Competência, da Prudência.
Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física,independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte. Na prática, como exemplo: despesas particulares de pessoas físicas não devem ser consideradas como despesas da