Trabalhos
A fundição é o processo onde materiais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para fabricação de vários tipos de peça, como objetos de para decoração, jóias ou bijuterias, carcaças de máquinas, lingotes etc. Na maioria dos casos, a fundição é o processo mais econômico e simples para se fabricar uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, intrincada ou possui canais internos ou cavidades.
A fundição pode dar origem a peças acabadas, em sua forma final, ou não. Sendo assim, elas podem passar por processos de conformação mecânica, ajustes dimensionais, soldagem ou usinagem. Mas, de forma geral, as peças fundidas passam por processos de acabamento como corte de canais, usinagem, e rebarbação. Quando necessário, as peças também podem passar por tratamento térmico para conferir maior resistência já que as peças fundidas apresentam menor resistência mecânica do que as peças produzidas por processos de conformação. Mas, basicamente, o início do processo, é a produção de um modelo ou de um molde.
Os modelos são usados para dar forma ao fundido quando o molde utilizado é do tipo não permanente (geralmente de areia).
Os moldes, por sua vez, são o negativo da peça a ser produzida e o tipo de material com que são feitos depende do processo que será utilizado. Os mais comuns são feitos de areia de fundição: a areia sintética, composta por uma mistura de areia, argila e água; a areia verde, que contém areia silicosa; e a areia seca, utilizada quando se precisa de peças com melhor acabamento ou estabilidade dimensional, que contém aditivos que melhoram suas propriedades. No processo de moldagem com areia é reaproveitada cerca de 98% da areia utilizada. Ela é peneirada e volta para o processo.
Este trabalho falará sobre os tipos de areia que podem ser usados no processo de fundição e também sobre um importante tipo de fundição, a fundição sob pressão.