A Arte de Roma
Os romanos utilizaram muitas características da arquitetura grega, por exemplo a ordem das colunas, só que o se destaca na arquitetura romana era o uso dos arcos, que na Grécia era quase que ignorado pelos seus arquitetos, uma vez que dominada esta técnica a criação e utilização dos arcos ficaram cada vez mais ousados. Os romanos se tornaram grandes especialistas na arte da construção de abóbodas.
Era típico dos romanos aproveitarem da arquitetura grega tudo que lhes agradava aplicando o às suas próprias necessidades. Fizeram o mesmo em todos os campos. Uma de suas principais necessidades era a de bons retratos que se representassem fielmente os modelos. (GOMBRICH,2000,p 121)
Eles utilizaram a representação de imagens do imperador para ser reverenciado e temido, assim como na arte egípcia, mas o mais curioso é que os romanos permitiam aos artistas que fizessem tais retratos de forma mais realista e menos lisonjeiros, forma os gregos jamais fizeram.
Para proclamar a vitória e conquista os romanos fizeram uma enorme coluna ilustrando as crônicas das guerras, impressionando quem ficara em casa, foi utilizado para tal confecção todo o engenho de séculos da arte grega.
O principal objetivo deixou de ser a harmonia, a beleza, a expressão dramática. Os romanos eram um povo prosaico e pouco se importavam com deuses fantasiosos. Contudo seus métodos pictóricos de narrar as façanhas de um herói provaram ser de grande valor para as religiões que entraram em contato com seu vasto império. (GOMBRICH,2000,pp 122-124)