Banco de Dados
Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Matéria: Banco de Dados – Professor MSE Marcos Vinicius Sadala Barreto.
Renan Baia do Rosário
SISTEMA DE BANCO DE DADOS
Belém-PA
2013
Sumário
1 Introdução Vivemos em um mundo altamente informatizado onde a moeda mais valiosa é a informação, e como toda riqueza deve ser bem guardada, estas são protegidas nos chamados bancos de dados, uma espécie de cofre que é foco principal desse trabalho. O banco de dados é altamente importante no nosso dia-a-dia, seja para consultar a nota de alunos em uma instituição de ensino ou para fazer movimentações bancarias e consultas em instituições bancarias. Visando essa importância este trabalho irá apresentar conceitos básicos sobre as partes fundamentais de banco de dados e como estruturar, criar e gerenciar o mesmo.
2 Introdução ao conceito de Banco de Dados e usuários.
2.1 Banco de Dados
Um banco de dados é uma coleção de informações relacionadas. Quando falamos em dados queremos falar em informações que podem ser registradas, mas que tem significado implícito. Por exemplo, nomes de uma lista de amigos e seus respectivos números de celulares.
Representando um aspecto do mundo real, onde denominamos de minimundo ou de universo de discurso e toda e qualquer mudança nesse minimundo é refletida no banco de dados, seja a inclusão ou exclusão de dados, até a modificação de dados já existentes no banco.
Ele é projetado, construído e povoado de dados para uma finalidade especifica. Possuindo uma grupo de usuários e aplicações previamente criadas conforme o interesse dos usuários. Podendo ser de baixa ou altíssima complexidade dependendo da necessidades do grupo de usuários.
As informações descritas em um banco de dados
2.2 Sistema Gerenciador de Banco de Dados(SGBD).
São aplicativos responsáveis pela administração