trabalhos
DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN – UM
ESTUDO DE CASO
THE MUSIC EDUCATION A MEANS OF INTERVENTION IN THE
DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH DOWN SYNDROME – A CASE
STUDY
Ana Célia de Lima Viana, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Campus de São Paulo - Instituto de Artes - Bacharelado em Música, com habilitação em Composição e
Regência - anacelia_viana@yahoo.com.br – Bolsa: PIBIC/CNPq
Palavras chave: educação musical; educação especial; inclusão social.
Keywords: music education; special education; social inclusion.
1.INTRODUÇÃO
1.1. INCLUSÃO SOCIAL
É notório que as questões relacionadas às pessoas com deficiência e o interesse no estudo e na pesquisa que cercam a sua problemática vem crescendo a cada dia. Antigamente, mal havia informações a respeito das deficiências existentes. Muitas famílias escondiam da sociedade seus familiares com deficiência, por vergonha ou medo de expô-los, pois faltava informação de como agir com essas pessoas especiais. Não recebendo tratamento nem estímulos, essas pessoas não conseguiam se desenvolver conforme o esperado e podiam apresentar defasagens em diversos aspectos do seu desenvolvimento: físico, psicológico, motor, e outros. Por esse motivo, muitas vezes eram vistas como incapazes. Hoje sabemos que, quanto mais cedo receberem tratamento e estiverem expostas a atividades que a estimulem, melhor será seu desenvolvimento e mais eficazes serão os resultados obtidos.
A música é um agente de inclusão social. É também um poderoso meio de intervenção em diversas áreas do desenvolvimento infantil: físico, mental, emocional, psicomotor e social.
Possibilita novas maneiras de se perceber o meio em que vivemos. Todo ser humano é sensível a ela, independente da reação que a música possa causar no indivíduo. Até mesmo uma pessoa com deficiência auditiva é capaz de sentir a música, através de suas vibrações. Pensando na inclusão social e no bem estar de