Fermentação
INTRODUÇÃO
No dia 19/12/2012, foi realizada uma aula prática de Botânica com os alunos de Biologia do 2° período da Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre fermentação. Esta aula prática permitiu analisar a reação(fermentação) das leveduras Saccharomyces cerevisiae sob diferentes condições.
Pode-se confirmar que fermentação é:
“ 1 Reação espontânea de um corpo orgânico, pela presença de um fermento que o decompõe. 2 Processo de transformação química acompanhada de efervescência, da natureza da produzida pelo fermento ou semelhante a ela. 3Agitação. 4 Efervescência moral. F. alcoólica: transformação de glucose em álcool e anidrido carbônico. F. ordinária: fermentação alcoólica, durante a qual as células de fermento ficam à superfície do líquido. Usada no fabrico de cerveja, de vinhos, de alto teor alcoólico e em destilação. F. secundária: fermentação alcoólica lenta, durante a qual as células de fermento se sedimentam no fundo do líquido. Usada no fabrico de cerveja e vinhos de baixo teor alcoólico.” (MICHAELIS, 1998)
Leveduras e outros microorganismos fermentam a glicose em etanol e co2 e não em lactato. A glicose é convertida em piruvato pela glicólise, e o piruvato é convertido em etanol e co2 em um processo de dois passos.[...] Portanto, em vez de lactato, os produtos finais da fermentação alcoólica são o etanol e o CO2 . A equação geral da fermentação alcoólica é: GLICOSE+2ADP+2P→2ETANOL+2ATP+2H2O.( NELSON; COX, 2002, p. 420)
A Saccharomyces cerevisiae é uma levedura que participa da fermentação alcoólica. Esse fungo é utilizado como fermento biológico, por liberar dióxido de carbono, por exemplo, na massa de pão, fazendo-a crescer.
Objetivo Geral
Observar o processo da fermentação sob diferentes condições.
Material e métodos
Para fazer o experimento, usamos os seguintes materiais e o seguinte método:
Material:
- Água Quente
- Água Fria
- Fermento Biológico (Saccharomyces Cerevisiae)
- 4 tubos de ensaio
- 2 bastões