Trabalhos
TCA 785
Nome: Willian Gregory Ferreira Professor: Alexandre Matéria: Eletrônica dePotência
O TCA 785 é um circuito integrado com estrutura interna monolítica, sendo parte linear e parte digital. Ele é entendido como um CI de Controle de Fase, neste caso isto significa simplesmente que ele produz em suas saídas, pulsos que são sincronizados com a CA da rede, podendo estes pulsos ser deslocados desde 0º até 180º. O CI possui 16 pinos em encapsulamento dual in-line, distribuídos e caracterizados como mostra a seguir
Pino 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Função Terra Saída 2 invertida Saída U Saída 1 invertida Tensão Sincronizada Inibidor Saída Z Tensão Estabilizada Rampa Resistor Rampa Capacitor Controle de Tensão Extensão de Pulso Pulso longo Saída 1 Saída 2 Tensão de Alimentação
Símbolo GND Q2 QU Q1 Vsincro I QZ Vref R9 C10 V11 C12 L Q1 Q2 Vs
Internamente ao TCA 785 existe um circuito regulador de tensão, o qual a partir da tensão de VCC externa, tem sua saída regulada para 3.1V. O objetivo deste regulador interno é: Ser usado internamente na fonte de corrente constante para carga do capacitor de rampa (ver item: Geração e Calibração da rampa); Ser disponibilizado para uso externo ao CI, na saída de 3.1V regulado, pino 8. Neste caso é normalmente é usado para alimentar o potenciômetro da tensão de controle (potenciômetro que varia o ângulo de disparo)
• Entrada para tensão de controle:
Valor de tensão de entrada ajustável que é fornecido ao pino 1, podendo ser diretamente por um potenciômetro (o que é o caso do módulo MP-4) ou, no caso de sistemas de controles realimentados, por circuitos reguladores feitos com amplificadores operacionais; Normalmente varia de 0V até o valor de topo da rampa.
• Entrada de sincronização; Para que o TCA possa prover os pulsos de disparo dentro da faixa de operação adequada e no momento angular preciso é necessário que ele receba no pino 5 uma amostra do sinal da rede de C.A.