Trabalhos
TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA.
Fábio Aparecido Ferreira Moraes nº 21
Músculos da mastigação.
Prótese Total
Sorocaba 2011 1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um estudo sobre os músculos da mastigação. Sabendo quanto extenso pode ser um estudo sobre este tema, gostaria de salientar que se trata de uma introdução ao tema.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Músculos
Músculo é o tecido que pode ser contrair em resposta a um impulso neural. Há três tipos de músculos: esquelético, liso e cardíaco.
• Esquelético é o nome dado aos músculos que funcionam voluntariamente, ou seja, sobre controle consciente para mover ou manter uma estrutura do corpo.
• Lisos são aqueles que funcionam de forma involuntária, sem que tenhamos controle sobre eles, exemplo músculos do estômago.
• Cardíaco que é aquele que forma a parede do coração.
Os músculos estão ligados aos ossos por cordões denominados tendões. Normalmente cada músculo se conecta a dois ossos. Assim, quando um músculo se contrai, um osso (a origem do músculo) permanece fixo em sua posição, enquanto o outro se move.
Os músculos que ficam próximos a superfície da pele são chamados superficiais, enquanto os que estão abaixo são denominados profundos.
Todos os músculos são formados por fibras, que é uma célula larga e cilíndrica, com dois ou mais núcleos (multinucleada). Um grupo de fibras forma um fascículo, que formará um músculo.
Conjunto de Fibras → Fascículo
Conjunto de Fascículos → Músculo
2.2 Músculos da Mastigação
A mastigação é uma parte da chamada digestão mecânica, ou seja, a parte da digestão em que os alimentos são fragmentados por ação de força física. O alimento ingerido pela boca é cortado e triturado pelos dentes graças ao movimento da mandíbula, realizado pelos músculos.
Para a mastigação dos alimentos cinco músculos são envolvidos, sendo chamados “Músculos da Mastigação”. São eles: masseter; temporal