Prostituição no séc. xxi
Componentes do grupo: ------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------- Prostituição no séc. XXI Trabalho solicitado pela professora Leila, da disciplina de sociologia sobre o tema
“Prostituição no séc. XXI”
Paraúna, 04/09/2011
Apresentação
A prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afetivos ou por prazer. Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro), por informação, etc.A prostituição é praticada mais comumente por mulheres, mas há um grande numero de casos de prostituição masculina em diversos locais ao redor do mundo. A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão. A prostituição é reprovada em diversas sociedades, devido a ser contra a moral dominante, à possível disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), por causa de adultério, e pelo impacto negativo que poderá ter nas estruturas familiares (embora os clientes possam ser ou não casados).
Prostituição no século XXI
1_Prostituição no Brasil
No Brasil, numa pesquisa do Ministério da Saúde e da Universidade de Brasília indica que, no segundo semestre de 2005, quase quarenta por cento das prostitutas estavam na profissão há, no máximo, quatro anos, fato que indicaria um alto grau de abandono da profissão. Já o Centro de Educação Sexual, uma ONG que realiza trabalhos com garotas e garotos de programa do Rio de Janeiro e Niterói, diz que a maioria se prostitui para sobreviver e que muitas sonham em encontrar um amor.
A atividade de prostituição no Brasil em si não é considerada ilegal, não incorrendo em