Trabalhos
A tematização da pratica é um instrumento de formação que vai na direção contraria a da tradicional visão aplicacionista de formação de professores.
Para ser tematizada, a prática do professor precisa estar documentada. A mais poderosa de todas as formas de documentação é, no entanto, a gravação da atividade em vídeo. O uso adequado desse recurso técnico propicia a construção de uma pratica de analisar as situações que acontecem na sala de aula de tal maneira que nos permita compreender as idéias e as hipóteses que guiam os atos do professor, ainda que ele não tenha consciência delas.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA
Iniciamos nosso trabalho com formação de professores, há alguns anos, utilizamos a metodologia mais usual, ou seja, levávamos aos professores os exemplos da nossa própria pratica que considerávamos de boa qualidade e material teórico como referencia.
Ficava evidente que essa metodologia não instrumentalizava o saber – fazer do professor, portanto, não estávamos atingindo o real objetivo da formação. Precisávamos ter uma atuação coerente com a concepção de aprendizagem que assumíamos: a concepção construtiva.
Tal impasse nos levou a buscar parceiros que nos ajudassem a discutir e refletir sobre a formação de professores.
Na verdade, nossa grande dificuldade era superar a concepção de transmissão tão arraigada na nossa própria formação
Essa era a primeira dificuldade a enfrentar com a nova metodologia: o estabelecimento do vinculo de confiança. A partir daí, começamos a receber algumas fitas das próprias professoras.
O segundo desafio foi saber tematizar, ou seja saber como fazer a leitura critica do material trazido.
Assistir ao vídeo mais de uma vez, trocar idéias com outras formadoras e discutir com as professoras ajudaram a ir elaborando questões mais significativas. Aproveitávamos para problematizar alguns pontos que estavam sendo discutidos