Trabalhos
Cristian Dekkers Kremer (UTFPR) cristian_dk@ig.com.br João Luiz Kovaleski (UTFPR) kovaleski@pg.cefetpr.br
Resumo O presente artigo tem por finalidade apresentar algumas técnicas voltadas para a utilização dos gráficos de Gantt no planejamento e controle dos processos de fabricação de uma indústria metalúrgica da cidade de Castro - PR. Demonstra também a necessidade de estruturar e elaborar um planejamento da produção de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa. Através da utilização dos gráficos de Gantt, objetiva-se auxiliar a gerência da produção no planejamento e controle antecipado das etapas da produção, o que possibilita a verificação de gargalos na produção ou excessos de demanda. Através da realização e análise das comparações entre o planejamento e a realização efetiva das tarefas, por meio da utilização destas ferramentas, resultados positivos foram alcançados, refletindo em aumento da produtividade e maior controle da produção. Palavras-chave: planejamento e controle, processos de fabricação, gráficos de Gantt.
1. Introdução
Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. Neste encadeamento de idéias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos.
II Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais
Segundo Dias (2004), observa-se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que