Atps contabilidade
A economia é composta por vários tipos de mercados, sendo cada um deles responsáveis por abranger todos os tipos de demandas que possam existir.
As estruturas de mercados, em sumo, formam toda a base para a economia de uma sociedade. O monopólio, oligopólio, oligopsônio e monopsônio possuem características que podem ser observadas em qualquer lugar assim como no transporte de uma cidade, na fonte de energia, etc.
Em cada uma dessas estruturas há também os desvios de mercado como, por exemplo, os cartéis, truste e dumping.
Partindo deste ponto de vista é possível detectar os abusos econômicos, através do comportamento dos empresários que possui a dominação do mercado.
MONOPÓLIO
Monopólio é uma situação de mercado onde apenas um produtor ou vendedor oferece um serviço ou bem para as devidas necessidades presentes em uma demanda de determinado setor. Para a eficácia do monopólio, produtos alternativos ou substitutos devem inexistir, não criando concorrência e, portanto, dando ao monopolista todo o poder de controle de preços.
Entre as principais características presentes e consideradas os pilares do monopólio se destacam as possibilidades mínimas ou indisponíveis de concorrência, a pouca liberdade para a fundação de empresas do mesmo ramo e, principalmente a exclusividade de apenas um prestador de matérias ou serviços.
Exemplo 1
A Petrobrás se destaca no ramo de mercado monopolista, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível, outras empresas explorarem petróleo em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. O conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado. Isso faz com que a Petrobras determine os valores cobrados nos barris de petróleo repassando seus preços