Trabalhos
Pode-se utilizar o laser em Ortodontia com as finalidades de: descolagem de braquetes cerâmicos; reparação óssea após a expansão rápida da maxila; odontalgia decorrente da movimentação ortodôntica; polimerização da resina durante a colagem de braquetes; holografia, que permite o armazenamento das imagens dos modelos de gesso; scanner a laser permitindo a utilização de imagens tridimensionais no diagnóstico e planificação do tratamento ortodôntico ou ortodôntico/cirúrgico; diagnóstico de lesão de mancha branca em pacientes ortodônticos; inter-relação Ortodontia e Periodontia e reparo das úlceras traumáticas originadas pelos acessórios ortodônticos.
Medicina
Na medicina é utilizado em cirurgias plásticas e remoção de tatuagens.
Também é usado no tratamento rejuvenescedor. Durante o processo de envelhecimento as fibras da pele tendem a ficar desorganizadas e perder a capacidade de contração e relaxamento. A ação do laser faz com que estas fibras sejam estimuladas a se reorganizarem, fazendo com que a pele apresente um aspecto mais jovem.
Algumas cirurgias utilizadas à raio laser são OTORRINOLARINGOLOGIA, OFTALMOLOGIA, VascuLight ( utilizada para remoção de varizes e celulites), CARDIOLOGIA, Neurologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia e Cirurgia Plástica
Militar
O laser também tem aplicações militares. Nas chamadas operações de "alto custo", utiliza-se o laser denominado neodímio (laser dióxido de carbono). Estes são utilizados para localizar alvos a longa distância, como satélites espiões. Nas operações de baixo custo se usa a mira laser de uso individual (diodo laser), acoplada a armas de pequeno calibre.
Industrial
Industrialmente são empregados os laser de impulso, com os quais se produz pequenos orifícios em materiais muito duros ou de elevado ponto de fusão, como o aço e o diamante.
Shows e Espetáculos
Outra situação em que o laser tem utilidade é na produção de shows e espetáculos. Neste caso, laser coloridos produzem