trabalhos e aulas
Disciplina: Saúde Coletiva
Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Saúde Coletiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
Anhanguera Educacional
2014
Resenha Crítica
Deve conter os seguintes tópicos: 1) O contexto de vida e da obra do autor;
2) Resumo do assunto;
3) Deficiências e pontos fortes do artigo – na visão do aluno;
4) Conexão com os materiais apresentados durante a Aula-tema 03.
RESENHA CRITICA
Em seu artigo “SUS, política de estado: Seu desenvolvimento instituído e institui-te e a busca de saídas” o autor Nelson Rodrigues dos santos destaca a origem do SUS e seu progresso, além de destacar também os devidos acontecimentos que esse surgimento trouxe para o país.
Obstáculos e consequências exigidos pela política de estado são expostos um a um no artigo podendo definir aí o ponto forte do artigo.
O avanço na área da saúde declarado no artigo também compõe o grupo dos pontos fortes.
Agora no artigo “História das Políticas de saúde noBrasil” são apresentados 4 períodos: Período Colonial, Primeira república, o de 1960 a 1980 e enfim o da implantação do SUS.
Pode se dizer que o artigo se torna mais útil do que o primeiro artigo de Nelson Rodrigues, pois este divide a política e os acontecimentos da saúde no brasil em quatro tempos até a chegada e implantação do SUS tornando o artigo mais claro e objetivo.
O Artigo destaca também de forma clara conceitos fundamentais que no artigo de Nelson Rodrigues foram despercebidos como: Modelo Medico-assistencial privatista, Reforma Sanitária e o Sanitaríssimo champanhesa.
Para concluir comparando os dois artigos faltou clareza e objetividade no artigo de Nelson Rodrigues.